Preste bastante atenção neste conteúdo que nós do Centro Radiológico preparamos para você! Saiba qual a idade certa para que você comece a ter preocupações com seus ossos.
O que é densitometria óssea?
A densitometria óssea é o exame ideal para detectar a osteoporose, este tipo de exame se descobre a osteoporose, o exame de densitometria é o mais recomendado para avaliar a densidade mineral dos ossos, neste procedimento é utilizado um aparelho conhecido por utilizar a técnica de DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry), a densitometria óssea avalia a coluna lombar, também consegue-se diagnósticos da região próxima do fêmur e o terço distal do rádio. Essas áreas são muito sujeitas a riscos de fraturas, neste procedimento é utilizado um aparelho muito sofisticado, e este aparelho apresenta vantagens importantes, os exames são rápidos e eles possuem uma baixa exposição à radiação.
Como o exame de densitometria óssea é feito?
O exame de densitometria óssea é feito por um técnico de radiografia ou também por médico capacitado na área. É necessário que o paciente troque a roupa que ele está usando por uma vestimenta que o hospital irá oferecer, o técnico irá pedir para que o paciente se deite no aparelho, através de uma mesa acolchoada, as pernas serão posicionadas em suporte de esponja, alinhando a pelve do corpo com a coluna vertebral. O laser do aparelho irá passar em formato de zigue zague para fazer a leitura do exame, desta forma ele irá analisar os órgãos. O exame de densitometria óssea deve ser feito em pelo menos dois ossos diferentes, de preferência o quadril e a coluna vertebral, no caso de crianças o exame é feito do corpo inteiro e da coluna.
Quem é indicado(a) para fazer este tipo de exame?
O exame de densitometria óssea é indicado para mulheres com idade acima de 65 anos e homens acima de 70 anos. O exame pode também ser feito diante de algumas situações que favorecem a redução da massa óssea, como por exemplo:
●Fratura Prévia, com imobilização por tempo prolongado.
●Baixo peso, desnutrição
●Medicações que aumentam o risco de osteoporose
●Monitorar osteoporose já diagnosticada
●Monitorar tratamentos
Além disso há outras indicações pouco conhecidas do exame de densitometria e muito utilizada na medicina esportiva de grandes centros, como por exemplo a medida do conteúdo de gordura e de massa magra, sendo a densitometria o único exame que avalia diretamente todos os compartimentos corporais ( massa óssea, massa muscular, água e gordura). A vantagem adicional seria um estudo particularizado da composição regional de braços, pernas, tronco e abdômen.
Periodicidade do exame de densitometria óssea
O exame de densitometria óssea é feito a cada um ou dois anos, a depender do controle das osteopenia/osteoporose. Existem intervalos mais curtos em casos de perda mais rápida óssea.
Entenda os resultados deste exame
Este exame é feito para identificar a densidade óssea do corpo, se você tem osteopenia ou osteoporose. Ele ajuda a avaliar o risco da fratura, os resultados são obtidos através de fotos de raio-x, porém as imagens são um pouco menos nítidas.
Tire suas duvidas com o Centro Radiológico
O Centro Radiológico Campo Grande é a melhor opção para você e seus familiares realizarem seus exames de imagem. Localizado em Campo Grande - MS, o Centro Radiológico oferece uma estrutura moderna, capaz de realizar exames com máxima precisão. CLIQUE AQUI e saiba mais!
< Voltar